Quando preciso de uma autorização para filmar?
É necessária a obtenção de uma autorização de filmagem da JPFC todas às vezes que a filmagem for realizada em locações públicas municipais, tanto espaços livres quanto prédios públicos, como por exemplo: praias, praças, Estação Ciência, Hotel Globo, entre outros que venham a ocupar o solo destes espaços públicos e/ou interfiram no fluxo de transeuntes e/ou veículos.
Quais são os tipos de filmagens que a JPFC é responsável?
A JPFC é responsável por viabilizar filmagens de diversos formatos como: publicitárias, institucionais, videoclipes, séries, programas de TV, documentários, curtas e longas-metragens, produções acadêmicas, dentre outros. As exceções são para filmagens jornalísticas, incluindo eventos esportivos e filmagens de cunho pessoal.
Como peço uma autorização de filmagem?
Para solicitar uma autorização de filmagem, você deverá acessar o site www.joaopessoafilmcommission.com.br e clicar no botão Autorização de Filmagem.
Quais são as informações que preciso ter para fazer um pedido de filmagem?
É necessário que seja realizado o cadastro do responsável pela solicitação, seja pessoa física ou jurídica. Após esse cadastro será disponibilizado novo campo para preencher as informações gerais da obra, tais como: pesquisa socioeconômica, responsáveis pela coordenação e direção do projeto, dentre outras informações relevantes. Após o preenchimento, um novo campo sobre a filmagem surge, onde é necessário descrever as locações e os possíveis impactos no local. Quanto maior o detalhamento, mais facilmente poderemos viabilizar seu pedido.
Abaixo seguem alguns exemplos:
Filmagem externa no sistema viário: Qual a interferência da filmagem na via? Será necessária reserva de vagas? Qual a metragem desejada para reserva? Haverá ocupação da calçada? Será necessário bloqueio total ou parcial do local? Quais as datas e horários do início e fim da utilização?
Filmagens em equipamentos públicos municipais como: parques, centros esportivos, bibliotecas. Quais as datas e horários do início e fim da utilização? Qual o número de pessoas na equipe? Haverá captação de som direto? Terá montagem de alguma estrutura?
No momento do cadastro é possível também anexar foto, croqui e relatório de arte. É importante ressaltar que as informações não serão divulgadas, são de uso estritamente confidencial da JPFC e só serão repassadas aos responsáveis pelos espaços requeridos para a análise de viabilidade.
Qual o prazo para ter a minha autorização de filmagem?
O prazo de retorno é de até 3 dias úteis no caso de publicidade e institucional e 8 dias úteis no caso dos demais conteúdos.
Quanto custa ter uma autorização de filmagem?
Por hora todo o trâmite executado pela JPFC para a autorização de filmagem é gratuito, tendo apenas que se observar eventuais benfeitorias que devem ser feitas nos espaços públicos requeridos.
Quais são os documentos que preciso enviar para ter uma autorização de filmagem?
No caso de pessoas físicas, somente o documento oficial do solicitante responsável, podendo ser CNH ou RG. No caso de pessoas jurídicas, deve ser enviado o contrato social ou estatuto, o cartão CNPJ e o documento do responsável legal que consta no contrato social. Em ambos os casos as documentações devem ser enviadas de maneira digital. Além disso, a produção deve enviar os documentos solicitados ao longo do atendimento, tais como: comprovantes, ARTs (Atestado de Responsabilidade Técnica – em caso de montagens de grande porte), lista de nomes com todos da equipe no caso de algumas locações, relatório de arte e croqui se solicitado por alguma secretaria municipal.
Se quero fazer uma filmagem jornalística ou uma sessão fotográfica ou um evento, com que órgão da Prefeitura devo tratar?
As filmagens jornalísticas e sessões fotográficas, por não fazerem parte de nosso nicho de análise, devem ser tratadas diretamente com os órgãos responsáveis pelos espaços livres ou equipamentos públicos.